Síndrome de Estocolmo - Comentário Max FM 95.9

A Síndrome de Estocolmo ocorre quando a vítima sente que não consegue escapar de seu opressor e está ameaçada de violência psíquica e/ou física, e até de morte, em casos extremos. Quando confrontada por gestos de afeto por parte do agressor, que, muitas vezes, quer ser “compreendido” e “perdoado” pela vítima, resulta uma situação em que a vítima seduz emocionalmente o opressor, transferindo-lhe afeto e compreensão. 

A Síndrome de Estocolmo é, então, um fenômeno comportamental observado em situações envolvendo abuso mental, e até físico, de pessoas reféns em um sequestro, ou que vivam relações de dependência psicológica (por exemplo, crianças ou esposas abusadas, prisioneiros de guerra, presidiários, prostitutas dependentes de cafetão, ou vítimas de incesto ou de pedofilia continuados). A vítima vive verdadeira relação ambígua de amor/ódio. 

O fenômeno tem relevância no dia a dia de milhares de pessoas que vivam relações em que são oprimidos por chefes, colegas, maridos ou esposas.

Em muitos casos, a vítima desse tipo de terror psíquico ou de abuso físico somente consegue se libertar emocionalmente de seu opressor com ajuda de terapia psicanalítica.