Relacionamentos Duradouros - Comentário Max FM 95.9

Você, ouvinte, assim como a maioria das pessoas, vive uma relação social com seu marido, esposa, companheiro ou companheira, namorado ou namorada. E certamente está sempre se perguntando: Sou feliz no meu relacionamento? Se ele não for satisfatório, estará se perguntando o porquê disso e o que você precisa fazer para mudar essa situação, certo?
O casal que vive um relacionamento duradouro costuma passar por 5 fases:

Falemos da 1ª fase: Nela tudo é lindo e maravilhoso. O casal é como uma entidade só, unido pelo amor, pela atração física e mental, pelo respeito e carinho mútuos. Planeja e executa a vida a dois de comum acordo.

Na 2ª fase, o casal se dá conta de que é formado por duas pessoas e de que não é uma entidade única. Os parceiros se conscientizam daquilo que incomoda no outro. Discordam quanto à maneira de viver juntos, sobre como gastar o dinheiro, sobre ter ou não ter filhos, sobre quantos ter e como criar e educá-los, ou sobre como lidar com os filhos de uniões anteriores de um ou do outro parceiro. O relacionamento se torna rotineiro, podem surgir o ciúme doentio e problemas de monotonia e apatia sexuais, que podem resultar no interesse pela satisfação fora do relacionamento.

Na 3ª fase, os parceiros se desenvolvem como indivíduos em ritmos diferentes. Objetivos profissionais e sociais tornam-se a prioridade de um e outro em graus diferentes, principalmente quando a mulher é restrita pelo papel que lhe cabe na educação dos filhos, no ambiente do lar, enquanto o homem vive uma vida independente no mundo externo. O casal pode, então, se alienar. Surgem as crises e as brigas, a desconfiança, e o pior: o casal não mais se comunica. Ambos vivem em mundos separados. 

A 4ª fase se caracteriza pelo saudosismo. Pelo menos um dos parceiros sente falta daquela harmonia que havia no início do relacionamento e procura resgatar o relacionamento. 
Quando isso dá certo, o casal se reconcilia e inicia a 5ª fase, que nada mais é do que a continuidade do relacionamento com novas regras de convivência pactuadas.

O último tópico do meu comentário de hoje diz respeito à COMUNICAÇÃO:

A CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA UM RELACIONAMENTO SER DURADOURO É QUE HAJA COMUNICAÇÃO ABERTA E HONESTA ENTRE OS PARCEIROS. Ninguém pode adivinhar os pensamentos do outro. É preciso dizer, de maneira habilidosa, o que nos incomoda no parceiro ou parceira, para poder haver um acordo de reconciliação, ou mesmo de rompimento pacífico, quando não houver condições do casal continuar junto. 

A terapia psicanalítica do casal é um valioso instrumento na tentativa de resgatar a harmonia conjugal.