Melancolia em Perspectiva

Dezembro é o mês de maior sensibilidade emocional para as pessoas melancólicas porque é na virada do ano que a humanidade faz o balanço do ano que finda e traça a esperança em relação ao ano novo que se inicia. 

Pessoas melancólicas são permanentemente tristonhas. Geralmente são introvertidas, solitárias, pensadoras, às vezes têm vocação para a genialidade e o dom artístico e criativo. São perfeccionistas, comedidas no compasso da vida, com compreensão clara de tarefas e sistemas, mente analítica crítica e desafiadora, além de visão clara das dificuldades e possibilidades de um projeto a realizar. 

São cronicamente mal humoradas e negativistas, com tendência à depressão e dificuldade para se relacionarem socialmente. Têm poucos amigos e vivem de acordo com rotinas e hábitos difíceis de mudar, têm tendência suicida, baixa autoestima e são pessimistas por natureza.

Tomam decisões facilmente em assuntos que conhecem e não visam a controlar a vida e o comportamento dos outros, e, talvez por isso mesmo, podem ser ótimos líderes, que respeitam as leis e a ordem social estabelecida.

Leais e fieis em relação às pessoas de quem gostam, são capazes de grandes sacrifícios pelos que lhes são caros, e seus sentimentos de amor, quando verdadeiros, são profundos. É por isso que a desilusão amorosa, quando acontece, pode ser devastadora. São, igualmente, ferrenhos críticos e têm muita dificuldade em manifestar seus sentimentos, pois são rígidos e pouco pragmáticos. Temem fracassar e por isso são rigorosos na autocrítica e na crítica aos outros e têm dificuldade em perdoar.

Desejo aos leitores da It’s Itajubá, aos melancólicos e aos não melancólicos, um excelente 2015, o ano que inaugura uma nova era para o Brasil, que anseia pela retomada de seu futuro potencialmente exuberante.