O que é a Psicanálise?

freud-marilia-cichini.png

É uma metodologia de análise e modificação do comportamento humano, baseada na teoria de Sigmund Freud.

 

Aspectos essenciais da Psicanálise

O comportamento humano é determinado por energia psíquica irracional, principalmente inconsciente. Podem ocorrer choques entre as percepções que o ser humano tem da realidade consciente e essa energia inconsciente, causando distúrbios psíquicos, como neuroses, medos, compulsões, obsessões, ansiedade, depressão, anomalias sexuais, e problemas de relacionamento ou de personalidade. A terapia psicanalítica visa trazer o conhecimento inconsciente para o plano da consciência. Neste processo, o ser-humano tende a criar barreiras ao acesso de seu conteúdo psíquico inconsciente, que precisam ser superadas na terapia.


O que é a relação terapêutica?

É a relação que se desenvolve entre o cliente psicanalítico e o analista. Tem como precondição a neutralidade do analista, o que significa respeitar a individualidade do cliente, sem julgá-lo com base em algum conjunto preexistente de valores ou de referência de conduta. Já o cliente precisa ser totalmente “aberto”, desinibido e honesto, expondo suas ideias com absoluta sinceridade. A relação terapêutica é estritamente pessoal e confidencial.


O que acontece na terapia psicanalítica?

Na Psicanálise freudiana clássica, o cliente psicanalítico livremente expressa seus pensamentos, fantasias, sonhos e ideias. O psicanalista então busca identificar problemas/conflitos inconscientes vividos pelo cliente, interpreta-os e procura tornar as causas conscientes para o cliente. Com essa conscientização ocorre a “cura” no processo psicanalítico. O cliente se “autodescobre”, tornando o inconsciente consciente, e eliminando ou atenuando os problemas.

 

Mandamentos do Psicanalista

O Psicanalista…

Não AFAGA

Não APROVA

Não CRITICA

Não DIRIGE

Não EDUCA

Não REJEITA

 

O Psicanalista…

OUVE

INVESTIGA

CONSCIENTIZA