Fofoca - Comentário Max FM 95.9

Existe uma lenda que nos conta que Sócrates, famoso filósofo na Grécia antiga, caminhava pelas ruas de Atenas quando foi abordado por um conhecido seu chamado Alexios.

Disse Alexios a Sócrates:  “Saudações, sábio filósofo. O senhor não imagina o que me contaram a respeito do meu vizinho, o Alexandros”.

Sócrates respondeu: “O que vai me contar sobre Alexandros já passou pelo crivo das três peneiras”? 

- “Peneiras? Que peneiras”, perguntou Alexios. 

“Sim”, disse Sócrates. “A primeira peneira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro”? 

“Não”, disse Alexios. “O que sei foi o que me contaram”! 

“Então, suas palavras já vazaram pelos furos da primeira peneira”, disse Sócrates. 

“Vamos, então, para a segunda peneira: a da bondade. O que você vai me contar, você gostaria que outras pessoas comentassem a seu respeito”? 

“Não, Sócrates! De jeito nenhum”. 

“Então, suas palavras vazaram também pelos furos da segunda peneira”. 

“Vamos agora para a terceira peneira: a da necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa”? 

“Não, Sócrates. Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta daquilo que eu queria lhe contar.”

E Sócrates, sorrindo, concluiu:

“Se passar pelo teste das três peneiras, conte! Tanto eu quanto você e todos que ouvirem a história nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça o assunto. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre as pessoas. Devemos ser sempre a estação final de qualquer comentário discriminador! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder à tentação de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras, por que:

  • Pessoas sábias falam sobre ideias; 
  • Pessoas comuns falam sobre coisas; 
  • Pessoas medíocres falam sobre pessoas.”


Quando respeitamos a verdade e desprezamos a fofoca contribuímos para o nosso nível de felicidade e para a paz e a harmonia em nossas relações sociais.