Perdão - Comentário Max FM 95.9

“Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”, é uma das frases que falamos quando rezamos o Pai Nosso. Por que será que esta frase aparece até na principal oração dos cristãos? É porque além do amor, o perdão é uma atitude de vital importância para o nosso bem estar psíquico.

Quando perdoamos alguém que nos tenha ofendido, prejudicado ou causado um dano, estamos verdadeiramente nos fazendo um grande favor. Sim, porque quando perdoamos, livramo-nos do rancor e do sentimento de vingança que acompanham a mágoa que sentimos em relação a quem nos ofende ou prejudica. 

Quando perdoamos, libertamo-nos de nossos próprios sentimentos negativos, principalmente da culpa que muitas vezes sentimos por não conseguirmos perdoar. Quando sentimos culpa, sentimos um peso na consciência, que pode nos causar um estado depressivo, neuroses, melancolia, solidão, e até nos dispor a cometermos suicídio em casos de extrema depressão.

Mas, se perdoar nos faz tão bem e é tão importante para obtermos equilíbrio psíquico, por que temos tanta dificuldade em perdoar?  Porque vivemos a ilusão de que ao não perdoarmos o nosso ofensor, nos sentimos superiores a ele. Achamos que estamos lhe dando uma lição de moral e que a nossa recusa em perdoar fará o ofensor se arrepender. Ledo engano. Muitas vezes o ofensor sequer se dá conta de ter-nos ofendido. 

Um outro motivo para não querermos perdoar é porque nos sentimos instintivamente melhores quando estamos zangados com o ofensor. Mas, se queremos realmente perdoar, precisamos dialogar aberta e honestamente com o ofensor. Dizer-lhe claramente que o perdoamos. Quando esse diálogo não é possível, precisamos nos autoconvencer de que o nosso perdão é para valer.

Precisamos, também, saber perdoar a nós mesmos, quando nós formos o ofensor. Isto pode ser emocionalmente mais desafiador do que perdoar a outra pessoa, mas é tão ou mais importante para o nosso bem estar psíquico. 

A psicanálise é um importante instrumento nesse processo de alteração comportamental.