Felicidade - Comentário Max FM 95.9

Nós seres humanos não sabemos muito bem por que vivemos, por que enfrentamos alegrias e tristezas, por que algumas pessoas são bem sucedidas enquanto outras fracassam, por que algumas sofrem de doenças graves e outras não, por que algumas vivem muitos anos e outras morrem cedo. Enfim, perguntamo-nos por que existem tantas diferenças no destino individual das pessoas. Não sabemos o que nos espera após a morte, e quando pensamos saber, não temos certeza sobre o que seja. 

Procuramos respostas para essas perguntas nas religiões que, aos seus fieis, oferecem conforto, consolo e esperança. Todas as religiões nos recomendam acreditar em uma força superior, que todas chamam de Deus, e nos ensinam a praticar o bem para merecer uma recompensa no mundo espiritual, para onde vamos depois da morte, segundo a pregação de todos os credos. 

Bom, mas o que isso tem a ver com felicidade? 

Já que temos de viver a vida, e diante da incerteza sobre o que vem depois, devemos ter uma meta principal a ser alcançada, uma razão para viver. 
Chamo essa meta de felicidade. Devemos, sim, guiar o nosso comportamento para sermos felizes em nossa jornada na Terra, para poder dizer que a vida valeu a pena viver. 

Existem muitas recomendações sobre como alcançar a felicidade. Hoje, comentarei apenas uma delas: PARE DE TENTAR COMPRAR A FELICIDADE. 

Podemos comprar tudo que o dinheiro que temos nos permite, mas a verdadeira felicidade não pode ser comprada porque ela nada custa. A verdadeira felicidade é AMAR, é RIR, é FAZER O QUE SE GOSTA. Não nascemos sabendo como VIVER A VIDA COM ALEGRIA, mas podemos aprender, e a terapia psicanalítica é um dos instrumentos disponíveis