Culpa - Comentário Max FM 95.9

Culpa é uma emoção que sentimos quando estamos convencidos de que causamos algum dano físico ou psíquico a alguém. Esse dano pode ser real ou imaginário. O dano é real quando ele efetivamente ocorre, e é imaginário quando a pessoa causadora do dano apenas imagina que tenha prejudicado alguém. O dano imaginário pode, inclusive, resultar de um estado de anomalia psíquica, como uma alucinação ou uma paranoia, por exemplo. 

A pessoa que sente culpa pode se sentir assim quando contraria seus próprios valores éticos e morais, como por exemplo, quando mente, trapaceia, ou comete uma contravenção ou um crime. Culpa também pode ser sentida quando uma pessoa repete um comportamento que ela tenta evitar. Por exemplo, parar de fumar, de beber, de comer em excesso, ou de trair o parceiro ou a parceira. Quando uma pessoa não consegue evitar repetir seu comportamento danoso, tende a se defender e se justificar, perante terceiros ou perante si mesma, para atenuar a dor psíquica que a culpa causa. 

Sentir culpa é normal e é bom porque quando sentimos culpa nos comportamos de modo a não agir de maneira antissocial, a não causar dano repetido às pessoas com quem nos relacionamos. Quanto maior é o sentimento de culpa, maior é a tendência a não repetir o comportamento que nos causa a sensação de culpa, porque, como já disse, sentir culpa significa sentir dor psíquica, e se existe uma coisa de que não gostamos é sentir dor.

A situação inversa, ou seja, quando sentir culpa não é bom, é quando não conseguimos nos perdoar por termos causado algum dano a alguém. Quando isso acontece, podemos entrar em depressão ou ter um comportamento violento em relação a nós mesmos ou a outras pessoas.
Livrar-nos do sentimento de culpa é muito importante para o nosso equilíbrio psíquico. Uma das maneiras de fazer isso é aprendermos a falar conosco mesmos, para que a nossa racionalidade prevaleça sobre a emocionalidade. Aí, o que acontece, é que nos convencemos racionalmente de que o que fizemos não é tão grave, ou, então, procuramos passar o assunto a limpo, pelo diálogo, com a pessoa a quem causamos dano.

Outra maneira de nos livrarmos do sentimento de culpa é nos submetermos à terapia psicanalítica, cujo foco será, necessariamente, aprendermos a nos perdoar.