PSICANÁLISE APLICADA A ORGANIZAÇÕES

No mundo em que vivemos, dirigentes de empresas não se mantêm em posições de mando por muito tempo se não forem aceitos como líderes naturais pelos seus comandados.

Essa realidade resulta em que um número crescente de executivos se interesse por oportunidades de se desenvolver como indivíduos e profissionais. O processo em que isso acontece nas empresas vem sendo chamado de “coaching executivo”, aqui conceituado, então, como “desenvolvimento orientado de líderes”, com a palavra “coaching” significando “preparação”.

O coaching se diferencia da consultoria “tradicional” na medida em que esta é entendida como orientação “técnica”, com o consultor explicando o que e como fazer para a organização solucionar determinado problema. Já no coaching executivo de cunho psicanalítico o coach faz indagações, investiga, analisa, e auxilia as pessoas em sua introspecção, para que encontrem por si mesmas ideias e respostas, o que constitui precisamente a essência do processo psicanalítico realizado a contento. O coach necessariamente é um psicanalista com vivência profissional em organizações.

No coaching executivo visa-se ao crescimento individual e à aquisição de competências de liderança, enquanto na psicanálise o objetivo é a redução ou eliminação de sintomas de desconforto psíquico ou de inadequação comportamental. Portanto, a psicanálise aplicada a organizações é o coaching executivo com viés e metodologia psicanalíticos, tendo o ambiente organizacional como contexto terapêutico, e visando à eficiência e à harmonia no ambiente de trabalho.

Finalmente, cabe assinalar que o coaching executivo psicanalítico é uma atividade nova, com uma tradição de pouco mais de dez anos. Resulta que é um processo em que muitas descobertas ainda terão de ocorrer até que o método se consolide como metodologia de ampla aplicação no mundo empresarial.