CARTA AO ASTROGILDO

Meu caro Astrogildo.

A terapia psicanalítica visa a proporcionar ao cliente a compreensão do comportamento que tem e que o incomoda, para então provocar uma alteração desse comportamento e obter um nível mais alto de felicidade. A terapia psicanalítica ajuda o cliente a se conhecer melhor, pela introspecção e o autoconhecimento resultantes do processo terapêutico, que busca respostas no inconsciente e na história de vida do cliente.

Conhecemo-nos muitos meses atrás. Foram mais de 40 sessões semanais de pelo menos 60 minutos de duração. Você me procurou porque queria entender as causas de sua ansiedade, de sua aflição. Estas diminuíram ao longo dos meses, o que deixou nós dois muito contentes – você porque melhorou o seu nível de felicidade, e eu porque consegui ajudá-lo. Aliás, você chegou a manifestar a sua satisfação ao me dizer que gostava de vir à terapia.

Aí chegaram fim do ano, férias, carnaval. Um período de pausa na vida das pessoas, que avaliam como foi o ano que passou e traçam metas para o ano novo. Mas, muitas pessoas não fazem isso – vivem o cotidiano ao “Deus dará”, sem aplicar conscientemente a experiência de vida e muito menos incorporando sua experiência no planejamento de atividades futuras. Não são protagonistas em suas vidas. Apenas expectadores, olhando para os acontecimentos deflagrados por outras pessoas.

Não sei por que você “desapareceu”. Anunciou o não comparecimento a uma sessão, ficou de remarcá-la, mas nunca mais tive notícias. Estaria vivo, doente, impossibilitado de se comunicar? Psicanalista também sofre com a síndrome do abandono. Questiona-se em sua autoanálise se terá sido incompetente, se terá dito algo que causasse dor psíquica no cliente, a ponto de não merecer sequer um adeus e um muito obrigado pelo que conseguiu fazer pelo cliente, ainda que fosse pouco.

Desejo-lhe boa sorte e que encontre a felicidade que busca. Se quiser retornar à terapia, será bem-vindo. Talvez eu fique, então, conhecendo um aspecto essencial de sua personalidade que não conhecia.